Thursday, May 20

Contatos imediatos de 1º grau

Isso aconteceu ontem comigo. Acordei no meio da noite, lá pelas 3 da manhã, com uma insônia desgraçada. Levantei da cama e fui na cozinha tomar um suco, depois fui ao banheiro. Olhei para o espelho e encarei a minha imagem. Fiquei olhando... Olhando... E, de repente, meu reflexo começou a conversar comigo, acho que era a minha consciência dando uma de psicóloga:

- Oi, Camila, tudo bem?
- Tudo bem e contigo?
- Tudo bem também. Mas tens certeza de que está tudo bem mesmo? Às vezes eu te vejo tão triste...
- Ah... Pois é, a gente diz “tudo bem” por educação, sabe? Não está tudo tão bem nada... Tem uma hora em que a gente se cansa de esperar o "quando". Eu estou com quase 20 anos e nada mudou. Quando eu era novinha e pensava em mim mesma com vinte anos, me imaginava tão grande e tão madura... Com alguém legal e especial do lado, com um emprego legal, na faculdade e cheia de amigos. E olha pra mim... Só os dois últimos se realizaram até agora... As pessoas me encontram e sempre perguntam se eu tenho novidade... E o que eu respondo? “Nadinha.”.
- Mas isso é uma fase, guria. Logo passa...
- Estás vendo, consciência? É isso o que todos me dizem. Mas essa fase está demorando muito pra passar. Eu não sei o que eu tenho de errado, sabe? Porque eu devo ter algo errado, muito errado.
- Mas por que todo esse fiasco? Todas essas lamentações?
- Não sei... De repente eu me sinto tão só. Mesmo quando estou com todas as minhas amigas. E falando nelas, daqui a pouco todas vão começar a sair de casal com seus namoradinhos e eu vou ficar em casa vendo séries ou continuar entrando no MSN e ninguém vindo falar comigo. Acredita que já me falaram que o problema de eu não encontrar ninguém é que eu sou inteligente? Olha só, inteligência agora é motivo de sofrimento e frustração sentimental... "Isn’t it ironic? Don’t you think?"
- Se tu desencanar e parar de pensar em arrumar alguém, vai aparecer...
- Mas o mundo me deixa parar de pensar? Ah, maldita consciência, sabia que eu sou lembrada todos os dias por alguém de que eu faço parte de uma mínima parte da população que nunca tiveram namorado, peguete, ficante ou rolo fixo?
- Não é possível que tu não tenhas ninguém. Estás solteira porque queres!
- Ah, quem me dera isso fosse verdade. Mas é, devo ser bem mais inteligente do que eu pensava. Não tenho ninguém. Nunca acho que ninguém é bom o suficiente. E eu já cansei também de me remoer com lembranças do meu passado...
- É aí que eu queria chegar. E ele?
- Ele quem? Sério, esqueci. Vivo dizendo isso e ninguém acredita. Mas esqueci mesmo. Às vezes até me pergunto como pude gostar dele algum dia... Só me restam algumas vagas lembranças que eu daria tudo pra esquecê-las ou apaga-las.
- Então, até aparecer o próximo, tu vais ficar com essas lembranças, sabia?
- Pior é que eu sei... E pensar que às vezes tudo o que eu preciso é de alguém pra conversar. Minhas amigas parecem tão de saco cheio das minhas lamentações...
- Mas porque tanta tristeza? Não tens tido nenhuma alegria ultimamente?
- Ah, pra falar a verdade, tenho sim. Meu blog está lindo, tenho escrito como nunca. A faculdade está legal também, depois do ano passado ser cheio das notas baixas, parece que esse ano estou me encaminhando de novo. Entrei pra um projeto também, que apesar de me deixar bem cansada, me alegra muito. E tem umas colegas minhas que viraram amigas, tem sido ótimo compartilhar minhas idéias, alegrias, angústias e tristezas com elas. Pô, pensando bem, tem mais alegrias do que eu pensava...
- Viu só? Então nem tudo está perdido... Tem muita coisa boa acontecendo mesmo. E o namorado que tanto queres vai chegar um dia, não te preocupa... Ah, e é exatamente aí que está o problema: quando não te preocupares mais é que ele vai aparecer.
- Ai, consciência, não é que tens razão? Preciso desencanar mesmo. E vou! Ah, sempre que eu ficar com insônia é porque estás te sentindo pesada? Ou posso te chamar sempre que eu quiser?
- Camila, eu sempre tenho razão. Podes me chamar e conversar comigo sempre que quiseres. Mas eu só vou te chamar quando estiver me sentido pesada. E não te deixarei dormir enquanto não me tranqüilizares.
- Hum, acho que te esvaziei então, porque está me dando um soninho... Tchau, consciência, foi bom conversar com a senhora. E quando te sentires pesada, só me chamar! Beijos.

E só de pensar no bem imenso que me fez conversar comigo mesma em pé no banheiro numa madrugada fria... Voltei pra cama e dormi feito um anjinho... Até o maldito celular despertar e acabar com a minha alegria!

2 comments:

Ana Rosa Saad Rizzo said...

Camilaaa, ameeei o post! Minha consciência é um tanto parecida com a tua! Beijos

Aline said...

Adorei! Depois marca uma hora com a tua consciência pra mim ;D